10 de setembro de 2008

NO PAPOLOG, TEXTO INTERESSANTE!

SET 08
ESCRITO POR VAVÁ
JUNIOR LIMA, O DESAFIO DE SE REINVENTAR!

Artistas que merecem esse nome destroem-se para reinventarem-se continuamente. É parte do processo de qualquer criador: ir além, esquecer o já obtido e seguir adiante. O papel primordial do artista é, antecedendo e vislumbrando toda uma gama de coisas, mostrar possibidades não percebidas pelo ser humano comum (este, “afogado”em problemas cotidianos).

E é por isso que o artista carece sempre de renovar-se! “destruir-se” para mostrar o novo. Os grandes sempre passam por mudanças radicais.

Nos últimos anos vimos dois garotinhos brincarem de cantar e isso virou profissão. Foram crescendo e a dupla SANDY E JÚNIOR entrou para o cenário musical brasileiro, e... chegou a hora de mudanças inevitáveis: Cada um, adulto, buscar seu próprio caminho. Serem únicos, sendo irmãos. Abrindo possibilidades de vida normais dentro da vida de toda família: cada um toma seu rumo!

A voz privilegiada de SANDY ainda tem muito por nos oferecer. Ela é apenas uma garota que, tornando-se mulher, deverá buscar um trabalho pessoal, autoral, se pretender inscrever-se no panteão das grandes cantoras da história. Creio que ela conseguirá ir muito longe. Com a vantagem de que os brasileiros já gostam dela.

Brasileiros também gostam de JÚNIOR, agora JÚNIOR LIMA! Mas o que a midia cobra do garoto!!! Eu, pessoalmente, acharia até interessante que a mesma cobrança fosse feita para um monte de marmanjos que mal percebemos a voz, em outras duplas...

JÚNIOR, além de ser um músico e instrumentista incomum, respeitado por seus pares, quando apresentou solo com a música “DESSA VEZ” não desapontou ninguém. Pelo contrário, foi uma das faixas mais elogiadas pela crítica.

A “segunda voz” é o motivo para azucrinarem a cabeça do garoto.

Ele seria uma sombra, impedindo SANDY de ir além. Gostei da coragem de ambos. A separação como caminho natural para a maturidade. A coragem de se reinventar!

SANDY continuará seu caminho e, penso, sem grandes sobressaltos. Dependerá do repertório, de escolhas desse gênero, para prosseguir sua carreira. JUNIOR LIMA, não. E aí está o grande desafio. De solista, ao lado da irmã, ele vai para a bateria de sua nova banda, a NOVE MIL ANJOS! Para ele, é um recomeçar, em um país que não tem por hábito idolatrar bateristas.

Se pra um cidadão comum é difícil recomeçar, imagine para alguém que tem toda a mídia de olho? Não é difícil imaginar as pressões pelas quais o garoto está passando. Todos nós, em escala menor, sabemos o que é o olhar do mundo sobre nossas ações, nos testando, nos provocando, jogando dúvidas sobre nossas decisões. Colocando muitas dúvidas quanto às nossas possibilidades de êxito.

Por isso que resolvi desejar, publicamente, sorte ao novo rumo escolhido pelo garoto. Ele embarcou com sua banda para LOS ANGELES para gravar seu PRIMEIRO disco. Isso me soa irônico...

JUNIOR LIMA está gravando seu PRIMEIRO após gravar TREZE e vender mais de QUINZE milhões de discos! E ele sabe, sente e rebate pressões. Nesse momento, tanto para SANDY quanto para JUNIOR LIMA, eu só desejo BOA SORTE!!!!

Até!

Fonte: >> Papolog Valdo Resende
[www.papolog.com.br/valdoresende]
Valdo Resende - Escritor e compositor
Valdo Resende é professor universitário,
autor e diretor teatral,
atuando em teatro, educação e jornalismo.

Marcadores: