Reportagem de capa
 SANDY
Em uma cerimônia repleta de emoção, a cantora se forma em Letras em Campinas, interior de São Paulo
Sonho realizado
Em uma cerimônia repleta de momentos de emoção para os pais, a cantora se forma bacharel em letras em Campinas, interior de São Paulo
Por Nataly Pugliesi*
No palco, a formanda Sandy Leah, 26 anos, procurava, a todo momento, com os olhos, o irmão, Junior Lima, 24. Ao achá-lo, abria o sorriso e clique!, mais uma imagem para a câmera dele, o fotógrafo da noite. Sentados entre os cerca de 200 convidados, os pais, Noely, 48, e Xororó, 51, além do marido, Lucas Lima, 26. Em uma cerimônia de pouco mais de duas horas, Sandy realizou um sonho e formou-se bacharel em letras e licenciada a dar aulas nos idiomas português e inglês, entre muitas lágrimas, principalmente da mãe.
Esse sonho começou em 2005, quando a cantora entrou na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), interior de São Paulo. Na última sexta-feira (23), com uma singela cerimônia de colação de grau, realizada no Colégio Dom Barreto, em Campinas, Sandy finalmente recebeu o canudo. Os formandos eram esperados no prédio do colégio às 18h. Sandy, acompanhada do marido, Lucas, só chegou às 18h40, de carro, e por uma entrada lateral. O casal ficou um tempo nos bastidores e Lucas seguiu para o auditório, sentando-se sozinho no meio da plateia. Poucos minutos antes de começar a colação de grau, às 19h40, chegaram os pais e o irmão. Junior sentou-se ao lado do cunhado e Noely e Xororó na fileira à frente, reservada aos pais. O casal ainda tentou sentar mais na frente, mas foi aconselhado a permanecer onde estava, pois Sandy estaria na última fileira de formandos.
Lágrimas de Noely
Com uma banda tocando ao vivo, o diretor da Faculdade de Letras, Carlos de Aquino Pereira, os professores paraninfos e os homenageados da noite foram chamados ao palco. Os formandos fizeram uma fila na lateral do anfiteatro, com Sandy entre as últimas, por causa da ordem alfabética dos nomes. As primeiras honras religiosas da noite foram feitas pelo professor de antropologia teológica Jamil Cury Sawaya. ''Seus filhos são pedras preciosas. Obrigado por terem-nos colocado no mundo!'', disse, de maneira genérica, aos formandos, momento que arrancou as primeiras lágrimas de Noely. Xororó, carinhoso, abraçava a mulher.
Depois do discurso inicial, durante uma passagem musical, Sandy reconheceu uma música tocada pela banda e começou a balançar os ombros e dublar a letra, olhando para a família. As duas oradoras do grupo falaram de cada aluno e lembraram que Sandy foi uma aluna sempre presente e agradeceram a oportunidade de conhecer a pessoa maravilhosa que existe por trás da artista. Sempre discreta, Sandy sorriu.
Beijinhos para o irmão
Depois de um breve momento em que Junior se ausentou da sala foi recebido de volta com beijinhos jogados no ar pela irmã, ainda no alto, na fileira de trás dos formandos. Logo depois da música Não Quero Dinheiro, de Tim Maia, Sandy foi chamada ao púlpito para ler um agradecimento aos mestres. Com um texto rápido, simpático e em tom pessoal, emocionou os presentes, que a aplaudiram ao fim do discurso. A professora de compreensão e produção de textos em língua inglesa Nair Leme Fobé, disse que a cantora sempre se mostrava disponível para as atividades da classe. Logo depois, cada aluno foi até a frente do palco e pegou seu canudo com o diploma.
Um pai orgulhoso
Durante a cerimônia, Lucas ria alto quando um dos formandos levantava uma placa com mensagens para a plateia, como ''Mãe, acorda o vô!''. Já Junior riu assim que começou a música We Are the Champions - Sandy começou a se balançar quase no fim da canção do Queen. Depois de uma homenagem aos pais com um texto de agradecimento, todos os alunos pegaram um pequeno vaso de flores vermelhas e foram ao encontro dos pais. Xororó, com os olhos brilhando, não conseguia esconder o orgulho. Ao som de Como Nossos Pais, gravada por Elis Regina, Noely mais uma vez se emocionou e caiu no choro. Junior registrou cada momento com a câmera, enquanto Lucas, no meio da confusão, não teve tempo nem de dar um beijinho na mulher, que foi chamada de volta ao palco.
A dança de Lucas e da sogra
A cerimônia se encerrou com a música Pescador de Ilusões, do grupo O Rappa, que estimulou os alunos a jogarem seus barretes (chapéu de formatura) para cima - Sandy já estava sem o barrete e não participou da animada e clássica cena de formatura. Durante a música, Lucas Lima e Noely dançaram no refrão ''Valeu a pena, ê, ê!'', batendo os quadris um no outro. Sandy saiu pela coxia do palco, diferentemente dos demais alunos, e encontrou o resto da família na parte de trás do auditório.
Apesar de comprar duas mesas para o baile de formatura, realizado no sábado (24), no Campinas Hall, Sandy não apareceu com a família. Ela foi esperada pela organização da festa até a 1h30 da manhã, quando só então os formandos dançaram a valsa com os pais.
* Colaboraram Bianca Balsi e Luciana Bugni
FOTOS Sandy entra no auditório com o barrete em mãos, pouco antes de subir ao palco da colação
Sandy, de beca, brinca no momento de uma foto
Já entre suas amigas formandas, Sandy ouve os primeiros discursos da noite, no Colégio Dom Barreto, em Campinas, na sexta-feira (23)
A cantora discursa em agradecimento aos mestres
Logo depois do agradecimento aos pais no palco, Sandy desce e abraça Noely e Xororó

Com o vaso de flores entregue por Sandy, Noely não contém o choro
Junior, atrás de Lucas, se desdobra para fotografar a irmã durante a cerimônia
Na saída, Sandy, já sem a beca, posa com o canudo ao lado da mãe e do marido
Fonte: ContigoMarcadores: REVISTAS, sandy
|